Notícias

Março Azul Marinho, mês de conscientização sobre o câncer colorretal - 21/03/2023

No mês de março, a Sociedade Brasileira de Coloproctologia e o Ministério da Saúde reforçam a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento precoce do câncer de intestino ou colorretal, que segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) é um dos três tipos de cânceres que mais atingem os brasileiros.

Veja os principais fatores de risco que favorecem o surgimento do câncer colorretal:

- Sedentarismo;

- Obesidade;

- Ingestão excessiva de alimentos gordurosos e industrializados;

- Consumo de álcool excessivo;

- Consumo de alimentos defumados, carne vermelha, e pouca ingestão de frutas, grão e legumes;

- Tabagismo.

Sintomas que merecem atenção: emagrecimento sem motivo, sangue nas fezes, anemias de repetição, cansaço e indisposição sem razão e mudanças nos hábitos intestinais sem motivo (diarreia frequente ou constipação).

A Biblioteca da FURP participa da ação, que reforça a necessidade de cuidados e promove a  conscientização e valorização da vida. Todos os empregados que visitarem o local ganharão os laços simbólicos, em comemoração dessa iniciativa.

O que é e como diagnosticar o câncer colorretal?

O câncer colorretal refere-se aos tumores que se iniciam na parte do intestino grosso (chamado de cólon) e no reto (parte final do intestino, imediatamente antes do ânus).

A prevenção e o diagnóstico precoce, por meio do exame de colonoscopia, são essenciais para diminuir a incidência desses tumores, aumentar as chances de cura e preservar a qualidade de vida dos pacientes.

Vale ressaltar que o câncer de colorretal é o único capaz de ser tratado na fase pré-cancerosa. Ele nasce como um adenoma, que é um pólipo ainda benigno. Diferentemente do câncer de mama e de próstata, cujos exames, indicados anualmente, servem para identificar a doença no início, a colonoscopia visualiza e remove a lesão precocemente, na fase pré-cancerosa. Se erradicada, evita o surgimento do câncer.

A primeira colonoscopia deve ser feita a partir dos 50 anos de idade, mesmo que o indivíduo não tenha sintomas. Caso haja antecedentes familiares de câncer colorretal ou pólipos adenomatosos, a prevenção deve começar antes, por volta dos 40 anos.

Existem outros exames para detectar o câncer colorretal, como a verificação de sangue oculto nas fezes e a retossigmoidoscopia, que é menos invasivo. No entanto, nenhum é tão completo e eficiente como a colonoscopia, pois, além de identificar todos os pólipos, consegue eliminar as lesões.

 

Unidade Guarulhos - Rua Endres, 35 - Itapegica - Guarulhos/SP
CEP: 07043-902 - PABX (11)2423-6000

Unidade Américo Brasiliense - Alameda Aldo Lupo, 1200 - Vista Alegre - Américo Brasiliense/SP
CEP: 14820-000 - PABX (16)3392-2924