FURP sedia pela segunda vez reunião da Diretoria do COSEMS de São Paulo - 26/06/2014

No dia 25 de junho, a diretoria do Cosems - SP (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo) realizou sua reunião mensal na unidade da FURP, em Guarulhos. A última reunião realizada na FURP ocorreu em 2011.

Representando o COSEMS-SP, participaram o presidente da entidade Dr. Fernando Monti, secretários de Saúde, farmacêuticos e assessores de 14 municípios paulistas, como Ubatuba, Pereira Barreto, Campinas, Mauá, Salto, Ribeirão Preto, Botucatu, São Paulo, Lorena, Adamantina, Bauru, Cordeirópolis, Carapicuíba e Cedral.

Por parte da FURP, o Superintendente Dr. Flávio Vormittag, a Gerente Geral da Divisão de Relacionamento com o Mercado, Viviana Nannini, Gerente de Vendas, Valmir Lima, além de assessores.

Os trabalhos começaram com uma apresentação dos novos projetos da FURP de transferência de tecnologia - PDPs. Também foi destacada a Parceria Público Privada da unidade da FURP de Américo Brasiliense com o laboratório privado EMS. "Essa PPP irá possibilitar a ampliação dos medicamentos oferecidos à população com mais 96 medicamentos genéricos oferecidos para o SUS. A estimativa é que sejam produzidos anualmente 1,26 bilhões de unidades farmacotécnicas na unidade", explicou Flávio Vormittag.

O Superintendente ainda destacou que a reunião da diretoria do Cosems realizada mais uma vez na FURP é uma grande oportunidade para ampliação do diálogo, estreitamento das relações e transparência das negociações. “São elementos fundamentais para a consolidação e aprimoramento do SUS e a FURP está sempre à disposição para receber todos os representantes do COSEMS. Estamos de portas abertas”, ressaltou Flávio.

Em seguida, foi aberto um espaço para que os secretários municipais discutissem e tirassem duas dúvidas com os técnicos  Fundação. Após o almoço foi realizada a reunião entre a diretoria do Conselho onde foram abordados temas como: Campanha de vacinação, SARGSUS, Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência e Qualicito.

COSEMS/SP

Criado em 1988, a instituição tem se constituído num importante ator político no processo de construção do SUS no Estado de São Paulo. Como órgão que representa e defende os interesses dos municípios na pactuações e arenas políticas onde ocorrem disputas de projetos, o COSEMS/SP participou, e em muitas situações,  conseguiu mudar os rumos dos acontecimentos no sentido de descentralização e da mudança nas relações de poder entre as esferas de governo.

Tem papel decisivo na troca de experiências e diálogo entre os 645 municípios paulistas sendo o representante dos gestores municipais na esfera estadual, através da participação na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e Conselho Estadual de Saúde (CES), e Federal, por intermédio da participação na Comissão Intergestores Tripartite (CIT), através do CONASEMS.