Notícias

Coordenadora do Programa Estadual DST/Aids recebe representantes da FURP - 14/04/2014

Na última sexta-feira, dia 11, o Superintendente da FURP, Flávio Vormittag e o Gerente Geral da Divisão Industrial, Adivar Cristina foram recebidos pela Coordenadora do Programa Estadual DST/Aids-SP, Maria Clara Gianna e pelo coordenador adjunto, Artur Kalichman.

O encontro foi realizado no Centro de Referência e Treinamento (CRT) DST/AIDS - SP, na Vila Mariana, com o objetivo de discutir futuras parcerias entre a FURP e o CRT para implementação de ações estratégicas reativas à DST/Aids, principalmente com foco na prevenção.

Campanha na FURP

Em fevereiro, a campanha "Carnaval com Saúde e Prudência" realizada na FURP distribuiu mais de 2 mil preservativos e folhetos informativos e leques para os funcionários

Programa Estadual DST/Aids

O Programa Estadual de DST/Aids (PE-DST/Aids) foi criado em 1983, com quatro objetivos básicos: vigilância epidemiológica, esclarecimento à população para evitar o pânico e discriminação dos grupos considerados vulneráveis na época, garantia de atendimento aos casos verificados e orientação aos profissionais de saúde. No primeiro momento, a Divisão de Hanseníase e Dermatologia Sanitária, órgão do Instituto de Saúde da SES/SP, sediou o Programa e a organização inicial do que seria posteriormente o serviço de referência.

Em 1988, foi criado o Centro de Referência e Treinamento em Aids (CRT-A) Tinha como metas prioritárias, além da referência técnica, atuar como capacitador e gerador de normas técnicas, com vistas a um processo de descentralização das atividades de prevenção, vigilância e assistência no Estado de São Paulo.

Com a mudança de estrutura ocorrida na Secretaria de Estado da Saúde em 2005, a Coordenação dos Institutos de Pesquisa passou a chamar-se Coordenadoria de Controle de Doenças. A Coordenação do Programa Estadual de DST/Aids, apoiada na estrutura do CRTDST/Aids, é responsável pela implementação, articulação, supervisão e monitoramento das políticas e estratégias relativas às DST/Aids, nas áreas de Prevenção, Assistência, VigilânciaEpidemiológica, em todo o Estado de São Paulo.

A estrutura e a missão do CRT DST/Aids permitem prover atendimento, criar e validar procedimentos preventivos e modelos de assistência, avaliar e levar adiante pesquisas clínicas e oferecer treinamentos com maior legitimidade diante dos profissionais e instituições do Estado.

Este modelo organizacional é único no Brasil e na América Latina e tem sido uma estrutura e a missão do CRT/DST/Aids permitem prover atendimento, criar e validar procedimentos preventivos e modelos de assistência, avaliar e levar adiante pesquisas clínicas e oferecer treinamentos com maior legitimidade diante dos profissionais e instituições do Estado. Este modelo organizacional é único no Brasil e na América Latina e tem sido um dos fatores para os êxitos obtidos pelo Programa Estadual DST/Aids, nos últimos anos.

Unidade Guarulhos - Rua Endres, 35 - Itapegica - Guarulhos/SP
CEP: 07043-902 - PABX (11)2423-6000

Unidade Américo Brasiliense - Alameda Aldo Lupo, 1200 - Vista Alegre - Américo Brasiliense/SP
CEP: 14820-000 - PABX (16)3392-2924